A Força
Antes da FORÇA JOVEM surgir, a torcida do Vasco começava a encher o Maracanã do meio para trás do Gol. Com o surgimento da FORÇA JOVEM isso mudou, e ocupamos grande parte do então maior estádio do mundo. Com isso, passamos a ser a maior e a principal torcida organizada do Vasco e do Brasil. Isso demonstra o que a FORÇA JOVEM significa e representa para toda a NAÇÃO VASCAÍNA. A FORÇA veio para ficar e defender o VASCO. No mesmo ano de fundação da torcida, o Vasco voltou a ser Campeão Carioca, o Brasil foi Tri Campeão Mundial sendo o ano de 1970 um marco eterno na história do futebol.
Camisa
CAMISA: A primeira camisa da FORÇA JOVEM era toda preta com gola olímpica e punhos brancos. Na frente a faixa diagonal branca era do lado direito do peito, sendo a cruz de malta do lado esquerdo com três estrelinhas amarelas abaixo dela. Nas costas em fundo preto liso estava escrito FORÇA JOVEM em vermelho, sendo a palavra Força em semi- círculo e jovem, abaixo, em linha reta.
A MAIOR FAMÍLIA DO BRASIL DESDE 1970
SÉCULO XX: Anos 60, enquanto o futebol alegrava o povo, os políticos construíam suas obras faraônicas endividando a nação. Dentro dos clubes, os torcedores eram submissos, acríticos e comprometidos com os cartolas. Inspirados nos movimentos estudantis que pediam o fim da Ditadura Militar, surgiram no Brasil várias torcidas jovens, marcadas por uma outra concepção de torcida organizada e por outros modelos de comportamento e valores para os torcedores.
Em 1969, depois de 11 anos sem conquistar um título estadual, jovens vascaínos decidiram criar uma torcida, o que viria a ser mais tarde, a MAIOR FAMÍLIA DO BRASIL. A nova torcida Vascaína tinha que ser diferente, tinha que ter um nome mais criativo e de impacto. Assim aconteceu, com a presença da palavra FORÇA. Nesse momento nascia a FORÇA JOVEM, criada em 1969, fundada oficialmente no dia 19 de fevereiro de 1970, em um casarão da rua Cônego Tobias n.º 80, no bairro do Méier, de propriedade do saudoso médico e Vascaíno Dr. Guilherme Lopes de Almeida, cujos filhos "Guilherminho" e Fernanda também participaram da fundação da torcida, onde funcionou a primeira sede da FJV no porão da casa. A segunda sede da Força Jovem ficava no bairro carioca Cavalcanti. Isso aconteceu no ano de 1992. Depois a sede foi transferida para o bairro Piedade, em 1993. Essa sede era bem estruturada, proporcionando facilidades para os associados. Em 1996, a Força Jovem mais uma vez mudou o local de sua sede. Ela passou a ser no centro da cidade do Rio de Janeiro, mais precisamente na Rua Gonçalves Dias 89.
Primeira Faixa
A primeira faixa foi confeccionada no Méier e foi colocada na grade do Maracanã, atrás do gol, era toda branca com os seguintes dizeres em preto: "VASCO, O MÉIER TE SAÚDA". Quando o Campeonato Carioca daquele ano iniciou-se, outra faixa foi confeccionada. Nela estava o nome que nos enche de orgulho, e as outras de medo; "FORÇA JOVEM".
Presidentes
PRESIDENTES: O primeiro presidente foi o Manoel que ficou 1 ano e passou a presidência para o Melo, logo substituído por Eli Mendes (que estava desde a fundação). Eli ficou a frente da torcida durante muitos anos, passando a presidência para Roberto Monteiro em 1990. Na sua gestão a Força Jovem foi dividida em "Famílias", ou seja, a torcida foi organizada em bairros, municípios, estados e até mesmo em vários países. Depois quem assumiu a presidência da FORÇA JOVEM foi Antônio Brás, seguido por Márcio Bonfim (Buião) e novamente Roberto Monteiro. Após o segundo mandato de Roberto, assumiu a presidência Marcelo Mendonça (He-Man) que deu o primeiro passo para a estrutura de Marketing na torcida, inclusive na Internet onde colocou o 1º site da Força Jovem na rede, seguido por Fernando Leal, Alexandre Lima (Cebola), Marcelo Granzotto (Zona Sul) e etc.... Hoje, depois de muitos anos temos um Presidente eleito nas urnas. A eleição aconteceu no dia 12 de março de 2017, com a vitória da chapa Azul intitulada "O Ideal Voltou" tendo como presidente Sávio Agra e vice presidente Fabiano Souza Marques (Fabinho).
PRESIDENTES:
- Manoel Santos da Cunha (Fogueteiro) 1969 - 1970
- Jorge Mello 1970
- Eli Mendes 1971 - 1989
- Roberto Monteiro 1989/91
- Antônio Brás 1991/92
- Bonfim (Buião) 1992/93
- Roberto Monteiro 1993
- Marcos Thomaz 1993/94
- Antônio Brás 1994/97
- Marcelo Mendonça (He-Man) 1997/98
- Fernando Leal 1998-9
- Alexandre Lima (Cebola) 1999-2000
- Marcelo Granzotto (Zona Sul) 2000/04
- Gustavo Ferreira (Gustavinho) 2005/06
- Marcos Fernandes (Marcondes) 2006/8
- Luiz Claudio do Carmo (Claudinho) 2008/11
- Bruno Pereira Ribeiro (Bruno Fet) 2012/13
- Leandro Braga Rabelo (Leandro Caxias) 2015/17
- Sávio Agra 2017/- (Eleito nas urnas)
Meados de 1980
Até meados dos anos 80, a FORÇA JOVEM e a TOV (1ª Torcida Organizada do Brasil, criada por torcedores no intuito de apoiar o time, diferente da Charanga do Urubu criado por dirigentes que pagavam Salários aos músicos para animarem a Torcida) eram as principais Torcidas do Vasco, tanto em números de participantes quanto o prestígio e poder de influência dentro do clube.
Dias de Hoje
Hoje a Força Jovem conta com uma Sede Recreativa a 300 metros do estádio de São Januário. A "luta" incessante para conscientizar todos os integrantes da torcida pela Paz nos Estádios é a prioridade da nova diretoria eleita da torcida. Estamos a 4 anos punidos pelo Ministério Público impedidos de ir aos jogos do Vasco. Desde que assumiram, os novos diretores junto ao nosso jurídico, trabalham incansavelmente lutando pelo fim da punição, para que possamos fazer o que sabemos de melhor: apoiar o Vasco na bancada (arquibancada) os 90 minutos sem parar..
PAZ NOS ESTÁDIOS
Nenhum comentário:
Postar um comentário